O coronavírus tem provocado graves complicações ao aparelho respiratório e, em muitos casos, acomete o corpo de maneira sistêmica, levando à falência de outros órgãos, a exemplo do coração. Considerando a arritmia cardíaca e a miocardite no contexto da Covid-19, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. Apesar do modo de ação dos mecanismos ultraestruturais de ação do vírus ainda não serem concretos, é provável que ele se ligue a um receptor viral nas células do tecido muscular cardíaco, os miócitos, de modo a desencadear a sua internalização e, consequentemente, a replicação das proteínas do capsídeo e do genoma viral no interior destas, o que leva a uma resposta inflamatória exagerada.
II. A miocardite tem sido evidenciada a partir de achados patológicos obtidos por meio de autópsias, as quais indicam a presença de células do miocárdio com infiltrados inflamatórios mononucleares intersticiais. Junto a isso, há também casos relatados de miocardite grave com redução da função sistólica em pacientes com Covid-19.
III. Entre os pacientes hospitalizados pela Covid-19, estudos evidenciaram alta prevalência de biomarcadores cardíacos, os quais são demasiadamente sugestivos de lesão cardíaca. Porém, os indícios são de que a lesão do miocárdio não esteja relacionada a essa inflamação ou às condições isquêmicas causadas pela infecção.