A correção de hérnia inguinal continua sendo uma das cirurgias mais comuns em todo o mundo, com mais de 20 milhões de cirurgias sendo realizadas anualmente. Nos conceitos que envolvem o tratamento dos casos de hérnia inguinal, qual alternativa podemos afirmar que está INCORRETA?
Questão
SP - Universidade de Taubaté - Unitau (Hospital Universitário de Taubaté)
2023
Residência (Acesso Direto)
correca-hernia44ecd14252
A
O único tratamento disponível é o cirúrgico, que deve ser considerado mesmo naqueles casos oligossintomáticos e assintomáticos.
B
A presença de comorbidades como o diabetes desestabiliza o processo de cicatrização e aumenta o risco de recorrência.
C
Hábitos de vida, como o tabagismo, promovem desequilíbrio no processo de cicatrização e na composição do colágeno, influenciando também o aparecimento de hérnias, por promoverem o enfraquecimento da parede abdominal e culminarem em hérnia indireta.
D
Apesar de todos os avanços na cirurgia de hérnia inguinal - desenvolvimento de telas e cirurgia laparoscópica -, a taxa média de recorrência pode chegar a 15%, de acordo com o local da hérnia, técnica de reparo e outras condições clínicas.
E
Outro fator que se acredita estar relacionado à incidência de hérnias inguinais e à recorrência ocorrida após a correção devido à atividade laboral, com trabalhos que exigem grande resistência mecânica, causando aumento da pressão intra-abdominal.