Uma creche na cidade de Maringá apresenta um surto do parvovirose com nove crianças doentes. A creche apresenta duas trabalhadoras gestantes assintomáticas. Sobre a parvovirose, assinale a única resposta correta.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência (Acesso Direto)
creche-cidade-Maringa2902f5b538
A
A parvovirose é uma infecção de variação sazonal e distribuição mundial, com picos de incidência no final da primavera e no verão causada peIo parvovírus B19.
B
A incidência de parvovirose em mulheres em idade fértil é de 1 a 5%, sendo menor em mulheres que trabalham com crianças em idade escolar ou que têm filhos nessa faixa etária devido a imunidade natural conferida pela infecçaõ prévia.
C
A contaminação ocorre exclusivamente por via respiratória e a transmissão vertical é rara durante a gestação, podendo se relacionar a perdas gestacionais precoces, quadros de anemia e hidropsia fetais, e óbito intrauterino.
D
O diagnóstico sorológIco feito a partir de detecção de anticorpos lgG e/ou IgM. A sorologia materna deve ser realizada diante da suspeita de exposição ao parvovírus ou em quadro clínico suspeito durante a gestação.
E
A estratégia eficaz para a prevenção da infecção por parvovirus na gestação é a vacinação, recomenda-se identificação, orientação e monitorarnento das gestantes suscetíveis expostas a situações com risco aumentado de infecção.