A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, em 1988, responde a aspectos de crise e reconstruções no cenário institucional e político do país, dentre os quais é possível destacar:
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2025
Residência (Acesso Direto)
criaca-Sistema-Unico3211df6f41
A
A crise financeira da assistência médica previdenciária, a falta de articulação entre as ações de saúde nos diversos níveis da federação, a desmobilização dos movimentos sociais por saúde e a redemocratização do país.
B
A crise financeira do setor saúde nos diversos níveis da federação, a mobilização dos movimentos sociais pela expansão da assistência médica previdenciária e o movimento popular pela redemocratização do país.
C
A crise previdenciária, a mobilização dos movimentos sociais por aumento da extensão das ações de assistência médica, uma nova articulação entre os setores público e privado na saúde e a participação popular nos diversos níveis da federação.
D
A desarticulação entre setor público e privado, a desmobilização dos movimentos sociais por saúde, a articulação entre os diversos níveis de atenção à saúde da federação e a crise das instituições democráticas.