Uma criança do sexo masculino, 4 anos de idade, dá entrada no Pronto-Socorro com história de dor abdominal e vômitos há 48 horas. Refere dois episódios de febre baixa (37,6°C e 37,8°C). Ao exame físico, se apresenta eutrófica, com dor em fossa ilíaca direita, resistência à palpação e descompressão brusca dolorosa em FID. Restante do exame físico sem alterações. Em relação a esta criança é correto afirmar que:
Questão
SP - Centro Médico de Campinas - CMC
2012
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
crianc-sexo-masculino6858c3821f
A
A probabilidade de se tratar de uma apendicite aguda é remota, pois a criança seencontra fora da faixa etária de ocorrência dessa patologia. Trata-se mais provavelmente de uma gastroenterocolite aguda.
B
A febre baixa sugere tratar-se de quadro viral, sendo os sintomas abdominaisprovavelmente devidos à adenite mesentérica.
C
Exame de urina e raio X de tórax são indispensáveis neste caso, para descartar infecçãodo trato urinário ou pneumonia de base direita.
D
No exame radiológico do abdome, o único sinal indicativo de apendicite aguda é oencontro de uma calcificação intraperitoneal na região da fossa ilíaca direita.
E
Uma vez que não existe diagnóstico definitivo, a melhor conduta a fazer é mandar acriança para casa com analgésicos e retornar se houver piora dos sintomas.