Uma criança de três anos de idade, previamente hígida deu entrada na unidade de pronto atendimento com quadro de tosse, febre e secreção nasal, sendo diagnosticado com resfriado comum. A mãe preocupada com a febre da criança, que tinha iniciado há 12 horas, questiona o médico sobre a realização de exames complementares. O médico de plantão decidiu fazer uma série de exames, para satisfazer a vontade da mãe, coletando hemograma, PCR sumário de urina e uma hemocultura, assim como radiografia do tórax. Após 2 horas, a mãe retorna com os exames laboratoriais e a radiografia em mãos, resultados todos normais, exceto o resultado hemocultura que iria sair em 7 dias. O médico receitou tratamento sintomático e orientações. Após 7 dias, a mãe retorna com a criança na UPA com o mesmo médico. A criança estava sem queixa e com exame fisico normal. A mãe apresenta o resultado da hemocultura havendo crescimento bacteriano de um Staphylococcus epidermitis. Com base no caso descrito acima, e o resultado da hemocultura, selecione a opção correta diante da conduta adequada frente a este caso.
Questão
MA - UDI Hospital
2019
Residência (Acesso Direto)
crianc-tres-anos-idade179d0c688eb
A
Trata-se de uma infecção primária de corrente sanguínea por estafilococo coagulase negativa, sendo necessária a internação e iniciar vancomicina.
B
Trata-se de uma contaminação da amostra por estafilococo coagulase negativa, sendo necessárias orientações para a mãe sobre a realização desnecessária de exames, assim como resultado da hemocultura.
C
Trata-se de uma infecção hospitalar, sendo necessário a internação e investigação completa.
D
Trata-se de uma infecção primária de corrente sanguínea por estafilococo coagulase negativa, sendo necessária internação e iniciar oxacilina.
E
Trata-se de uma bactéria multirresistente, sendo necessária a realização de outra hemocultura, início de vancomicina e realização de ecocardiograma.