O cuidado domiciliar é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, de prevenção e tratamento de doenças, de reabilitação e de cuidados paliativos, com garantia da continuidade do cuidado, e integrada às Redes de Atenção à Saúde. No que diz respeito ao cuidado domiciliar em tempos de pandemia de COVID-19,
Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
cuidado-domiciliar-e60a6f649aa
A
a assistência domiciliar deve ser evitada para interromper a transmissão de humano para humano, evitando o contato do paciente com a equipe de saúde, possível vetor da doença.
B
as visitas domiciliares devem ser realizadas para os pacientes de risco para formas graves da doença, evitando, assim, as idas desses pacientes à unidade de saúde e possíveis aglomerações.
C
a telemedicina, em especial a teleconsulta, é um instrumento que pode evitar contaminação do paciente pela equipe de saúde; portanto, deve ser utilizada para substituir os atendimentos domiciliares.
D
a atenção domiciliar possibilita a continuidade do cuidado após alta de pacientes estabilizados, permitindo a disponibilização de leitos hospitalares e reduzindo a sobrecarga aos sistemas de saúde.