Questão
PA - Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
cuidado-medico-baseia2580c03d8ff
O cuidado médico se baseia em um imperativo terapêutico: Diagnosticar a doença e oferecer tratamento farmacológico ou alternativos. Apesar da idade avançada ser um fator de risco para comorbidades, uma pessoa jovem com múltiplas doenças também pode sofrer com os efeitos prejudiciais da polifarmácia. Neste sentido o desafio na atualidade é compreender a polifarmácia em suas origens e desencadeantes ao nível da população, das políticas públicas e dos profissionais e, consequentemente, desenvolver uma abordagem minimamente disruptiva para o cuidado clínico da pessoa enferma. 

Sobre a conduta em polifarmácia na atenção básica, analise as afirmativas abaixo.

I. Revisar com regularidade as medicações em uso, sob o ponto de vista explicito de minimizar o número de medicamentos não traz benéficos globais de saúde, sobretudo em populações idosas.

II. Dentre as abordagens para a polifarmácia, está o uso de lista de “fármacos a serem evitados”, como a lista Beers, os critérios McLeod e o IPET, mas, há limitações para essa abordagem, pois essas listas são derivadas de consensos e a inclusão e exclusão de determinados fármacos pode ser um pouco ad hoc.

III. Existe boas evidências a partir de vários ensaios clínicos sobre melhores desfechos de saúde quando se considera a abordagem para a redução de medicamentos no manejo da polifarmácia.

IV. O imperativo comercial das companhias farmacêuticas em maximizar os lucros oferecendo mais fármacos para mais pessoas, acaba por expandir a definição de doença para aqueles que se sentem bem, contribuindo para elevar a carga de medicamentos entre idosos e de modo crescente em outras faixas etárias. 

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A
II, III e IV
B
I, II, III e IV
C
I, III e IV
D
III e IV
E
II e IV