Sobre os defeitos de membranas e metabolismo das hemácias, assinale a alternativa ERRADA:
Questão
PB - Hospital de Emergência e Trauma Sen. Humberto Lucena - HEETSHL
2014
Residência (Acesso Direto)
defeitos-membranas13e87b6898
A
As hemácias têm uma vida média de 120 dias, e quando envelhecem ocorre diminuição de sua deformabilidade, o que facilita sua lise na circulação ou fagocitose pelo sistema reticuloendotelial.
B
O baço é o detector mais precoce das anormalidades das hemácias, pois estas, quando rígidas e pouco deformáveis, vão ter dificuldade em atravessar os sinusoides esplênicos, sendo então fagocitadas.
C
A destruição extravascular das hemácias é o método mais eficiente para a remoção das células senescentes e de recuperação de componentes essenciais como aminoácidos e ferro.
D
destruição intravascular é responsável por apenas 10% das perdas das hemácias. A hemoglobina livre se liga à haptoglobina que vai ser removida da circulação pelas células hepáticas, prevenindo a excreção renal de hemoglobina. Porém este processo tem um limite que, ao ser extrapolado, pode levar à excreção de hemoglobina livre ou meta- hemoglobina na urina.
E
As anemias hemolíticas vão se caracterizar por diminuição dos reticulócitos e aumento da bilirrubina direta e aumento da haptoglobina no sangue periférico.