A deficiência de ferro pode levar ao desenvolvimento da anemia ferropriva que é a carência nutricional mais prevalente no mundo. No Brasil estima-se que entre 30% a 50% dos lactentes têm anemia ferropriva, podendo causar prejuízos e atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo, irreversíveis, mesmo após a correção do quadro da anemia, por isso é de suma importância a prevenção da deficiência de ferro através da sua suplementação de maneira adequada. É CORRETO afirmar que segundo o Programa Nacional de Suplementação de Ferro do Ministério de Saúde de 2022, a suplementação profilática de ferro para crianças 6 a 24 meses de vida, em aleitamento materno exclusivo e sem fatores de risco, deve ser realizada da seguinte maneira:
Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2024
Residência (Acesso Direto)
deficiencia-ferro-pode117615e6631
A
2 ciclos intermitentes de suplementação no período: 3 meses de suplementação diária seguidos de 3 meses de intervalo e reinício de novo ciclo.
B
3 ciclos intermitentes de suplementação no período: 2 meses de suplementação diária seguidos de 2 meses de intervalo e reinício de novo ciclo.
C
3 ciclos intermitentes de suplementação no período: 3 meses de suplementação diária seguidos de 3 meses de intervalo e reinício de novo ciclo.
D
2 ciclos intermitentes de suplementação no período: 2 meses de suplementação diária seguidos de 2 meses de intervalo e reinício de novo ciclo.