A deficiência de ferro pode levar ao desenvolvimento da anemia ferropriva que é a carência nutricional mais prevalente no mundo. No Brasil estima-se que entre 30% a 50% dos lactentes têm anemia ferropriva, podendo causar prejuízos e atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo, irreversíveis, mesmo após a correção do quadro da anemia, por isso é de suma importância a prevenção da deficiência de ferro através da sua suplementação de maneira adequada. Ainda a respeito das atuais recomendações para a suplementação profilática de ferro para lactentes, é INCORRETO afirmar que:
Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2024
Residência (Acesso Direto)
deficiencia-ferro-pode897e20392c
A
Nos lactentes com baixo peso ao nascer ou nascidos prematuros, a suplementação deve iniciar com 30 dias de vida independente do tipo de alimentação.
B
Em recém-nascidos a termo com peso inferior a 2.500 g é que a suplementação seja realizada com 3 mg de ferro elementar/kg/dia.
C
Em recém-nascidos prematuros com peso entre 1500g e 2500g a recomendação é que a suplementação seja realizada com 3 mg de ferro elementar/kg/dia, iniciando com 30 dias de vida.
D
Recém-nascidos a termo, peso adequado para a idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo até o 6° mês que tiveram clampeamento do cordão umbilical com 30 segundos de vida devem realizar a suplementação com 1 mg de ferro elementar/kg/dia, iniciando aos 90 dias de vida.