A deficiência de vitamina D é um distúrbio frequente em todo o mundo, mesmo em países tropicais como Brasil, no qual a maior parte da população está sob adequada exposição solar. A principal fonte de vitamina D (80 a 90%) advém da produção endógena, a partir da exposição solar e o restante (10 a 20%), do consumo de alimentos ricos em vitamina D (peixes de águas frias, gema de ovo, manteiga). Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I - Em lactentes, o leite materno, que é o melhor alimento para o recém-nascido, possui baixa concentração de vitamina D, mesmo que a puérpera tenha boa ingestão dessa vitamina.
II - Deve-se realizar suplementação de vitamina D em todo recém-nascido termo, a partir de 7 dias de vida até 2 anos de idade, com 400 UI por dia.
III - Lactentes em aleitamento materno exclusivo, crianças e adolescentes com obesidade, crianças com doença renal crônica são alguns exemplos de população com maior risco de desenvolver hipovitaminose D.
IV - Crianças em situação de contraindicação absoluta de aleitamento materno, portanto em uso de fórmula infantil, independente do volume ingerido, devem receber suplementação de vitamina D até 2 anos de idade.
V - Sabendo que a exposição solar é responsável pela maior fonte de vitamina D, deve-se estimular o banho de sol nos lactentes, 6 a 8 minutos por dia (caso esteja apenas com fraldas) ou 17 minutos por dia (caso esteja apenas com mãos e face expostos).
Estão corretas as assertivas