A dengue é uma doença única, dinâmica e sistêmica. Isso significa que a doença pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e que os óbitos não ocorram. Em relação à Dengue Grave podemos afirmar:
Questão
MG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG
2018
Residência (Acesso Direto)
dengue-e-doenc-unica47b9f53748
A
São sinais de alarme da dengue: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico), hipotensão postural e/ou lipotimia, hepatomegalia maior do que 2 cm abaixo do rebordo costal, sangramento de mucosa, letargia e/ou irritabilidade, aumento progressivo do hematócrito.
B
O choque da dengue tem como característica fenômenos hemorrágicos e o extravasamento plasmático que podem resultar em choque hipovolêmico. O período crítico é no início da doença, no período febril.
C
As manifestações hemorrágicas, prova do laço positiva ou plaquetopenia (<100.000/mm3) são exclusivas da febre hemorrágica da dengue.
D
O choque na dengue é de instalação lenta e tende a responder lentamente após terapia antichoque apropriada. Pode levar o paciente ao óbito em um intervalo de 4 a 5 dias mesmo com o tratamento precoce.