A dermatite de fraldas é a forma mais frequente de dermatite de contato por irritante primário na criança. Estima-se que até os 2 anos de vida 25% das crianças apresentarão esta dermatose. Analise as afirmativas abaixo.
I. A lesão cutânea na dermatite de fraldas é determinada por processo inflamatório na pele coberta pela fralda e resulta da interação de múltiplos fatores como: o aumento da umidade, pH elevado, enzimas fecais e micro organismos que se desenvolvem pela condição ideal proporcionada pela oclusão.
II. A irritação pela limpeza e principalmente pela utilização de lenços úmidos contendo álcool ou sabões com pH alcalino irão quebrar a função de barreira cutânea o que permite que a lesão se estabeleça.
III. As lesões são caracterizadas por eritema que poupa as pregas, e acomete as áreas que estão em contato com as substâncias que promovem o dano à pele da região, dando uma configuração clínica que lembra a letra ""W"". A manifestação clínica pode ser leve, moderada e grave.
IV. O tratamento deve ser feito com a troca de fraldas com maior frequência que a habitual, limpeza suave da região, exposição da pele ao ar e aplicação de cremes de barreira.
Quais estão corretas?