O desenvolvimento de um abscesso bacteriano no fígado ocorre quando o inócuo de bactérias, independente da rota de exposição, excede a capacidade do fígado de eliminar esse inócuo. Isso resulta em uma invasão tecidual de bactérias, infiltração de neutrófilos e a formação de abscesso organizado. Em relação aos abscessos piogênicos hepáticos atribuíveis a causas especificas, marque a alternativa CORRETA:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2021
Residência (Acesso Direto)
desenvolvimento55998a5178
A
As infecções no trato gastrointestinal são a causa mais comum de abscesso hepático. O sistema venoso portal drena o trato gastrointestinal, e assim qualquer doença infecciosa nesse segmento pode resultar em infecção ascendente da veia porta com a exposição do fígado.
B
As infecções da árvore biliar são a causa mais comum de abscesso hepático. A obstrução biliar resulta em estase da bile com o potencial para a colonização bacteriana, infecção e ascensão para o fígado. Os pontos mais comuns entre todas as causas de abscesso hepático a partir da arvore biliar são a obstrução biliar e a presença de bactéria.
C
As infecções sistêmicas como a endocardite, pneumonia e osteomielite são a causa mais comum de abscesso hepático. Os abscessos hepáticos a partir de infecções sistêmicas podem refletir uma resposta imune alterada como as que ocorre em pacientes imunodeprimidos.
D
Os traumas penetrantes ou contusos causando hematoma hepático ou levando infecção ao tecido hepático são a causa mais comum de abscesso hepático. As bactérias podem ser introduzidas a partir da lesão perfurante ou a área afetada pode ser fonte de bacteremia sistêmica.
E
As doenças infecciosas com extensão direta do processo infeccioso para o fígado são acausa mais comum de abscesso hepático. A colecistite supurativa, os abscessos subfrênicos, os abscessos perinefrético e as fístulas biliares para o intestino estão associados as causas mais comuns do abscesso no fígado.