A desfibrilação e cardioversão elétrica consistem na aplicação de corrente elétrica de alta energia para reversão de arritmias cardíacas geradas pelo mecanismo de reentrada. Somente apresenta dados considerados inadequados a alternativa:
Questão
GO - Fundação Banco de Olhos de Goiás - FUBOG
2018
Residência (Acesso Direto)
desfibrilaca314b0ca7cd
A
Na desfibrilação, esta corrente elétrica é aplicada em qualquer momento do ciclo cardíaco, enquanto na cardioversão elétrica, esta corrente é sempre sincronizada com os complexos QRS do eletrocardiograma para que não seja administrada durante o período vulnerável da repolarização ventricular (onda T), quando pode potencialmente desencadear uma fibrilação ventricular.
B
Os desfibriladores/cardioversores podem ser classificados de acordo com o modo de operação em: a) manuais, no qual o reconhecimento do ritmo cardíaco e a administração do choque dependem do operador; b) semiautomáticos, também, conhecidos como DEA, nos quais o reconhecimento do ritmo é realizado pelo dispositivo que informa se o choque elétrico é recomendado ou não no tratamento do paciente, sendo que a decisão de aplicar o choque continua sendo do operador.
C
Desfibriladores também podem ser classificados em externos e internos. Nos externos, a corrente elétrica é aplicada através da superfície externa do tórax do paciente por meio de pás manuais ou adesivas, enquanto, nos internos, a corrente elétrica é aplicada por cabos eletrodos geralmente implantados através do sistema venoso.
D
Na cardioversão a corrente elétrica é aplicada em qualquer momento do ciclo cardíaco, esta corrente é sempre sincronizada para que não seja administrada durante o período refratário da repolarização ventricular (onda T), quando pode potencialmente desencadear uma arritmia.