Questão
SC - Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina - SES SC
2011
Residência (Acesso Direto)
determinado-periodo68eaedc6b6
Em um determinado período, o número de casos de tuberculose registrados entre trabalhadores do setor da mineração foi de 1230 casos. O número médio de trabalhadores nesta atividade econômica no período considerado era de 100.000 trabalhadores. Considerando que o número de casos de tuberculose registrados no conjunto dos trabalhadores brasileiros (20.000.000) no mesmo período foi de 50.000 casos, o que você pode afirmar do ponto de vista epidemiológico?
A
O risco relativo de contrair a tuberculose da população geral de trabalhadores foi muito maior do que a da população de mineiros, sugerindo não haver associação entre tuberculose e atividade laboral desenvolvida.
B
Há risco relativo maior de ser acometido pela tuberculose entre os mineiros, mas o resultado pode ser decorrente de erro amostral, tendo em vista a diferença entre as duas populações comparadas.
C
O risco relativo de contrair a tuberculose entre mineiros foi muito maior do que o da população geral de trabalhadores, sugerindo associação entre a atividade desenvolvida e a patologia estudada.
D
Não é possível estabelecer nexo técnico epidemiológico entre a tuberculose diagnosticada em mineiros, uma vez que o agente etiológico da tuberculose não foi isolado nas minas onde os mesmos trabalham.
E
A distribuição da tuberculose na população de mineiros e na do conjunto dos trabalhadores brasileiros é semelhante e não é possível estabelecer associação estatística entre os mineiros e o risco em contrair a tuberculose.