Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2012
Residência (Acesso Direto)
diagnostico-Doenc4455fceb40
O diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é clínico, baseado na maioria das vezes nos sinais e sintomas que podem estar associados. No entanto, exames diagnósticos podem colaborar na avaliação da DRGE. Quanto a esses exames, assinale a alternativa INCORRETA sobre sua indicação.
A
A radiografia contrastada do esôfago, estômago e duodeno tem baixo custo e fácil execução; é útil para avaliação anatômica do trato digestório alto.
B
A cintilografia gastroesofágica não está indicada na rotina inicial da avaliação da DR GE. A documentação do refluxo nem sempre significa que ele seja patológico.
C
A ultrassonografia esofágica tem papel importante no diagnóstico diferencial de estenose hipertrófica do piloro, porém tem baixa sensibilidade na identificação do refluxo patológico.
D
A pHmetria esofágica, embora tenha a grande vantagem de avaliar o paciente em condições mais fisiológicas e por longos períodos, não é mais considerada para o diagnóstico do refluxo patológico.
E
A manometria esofágica pode ser útil em pacientes que não responderam à supressão ácida e que apresentam endoscopia normal na busca de um distúrbio de motilidade.