O diagnóstico da "Hérnia do diafrágma" é feito através da história clínica, radiografia e/ou tomografia do tórax; eventualmente, para o diagnóstico da(s) hérnias(s) do diafragma, sendo necessários outros exames como: exame contrastado de esôfago, estômago e duodendo. Atualmente, muitas hérnias são diagnosticadas durante uma ecografia de uma gestante.
Sobre "Hérnia do diafragma", analise as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternaiva correta.
( ) Consiste no enfraquecimento (hérnia) ou a ruptura do músculo do diafragma com consequente passagem total ou parcial do conteúdo do abdome (intestino, fígado, estômago, ...) para o interior do tórax.
( ) Hérnia adquirida também pode ocorrer em pós-operatórios de algumas cirúrgias do tórax, do abdômen, da coluna, esôfago torácico ou, ainda, em decorrência de infecções (abscesso subdiafragmático, entre outros).
( ) Hérnia Diafragmática Congênita de Morgani ocorre no segmento anterolateral do diafragma.
( ) O tratamento da Hérnia diafragmática congênita pode ser feito por meio de vídeo cirurgia do tórax minimamente invasiva ou de cirurgia torácica convencional.