Sobre o diagnóstico de sepse e choque séptico, que está compatível com o consenso recente sobre a patologia, assinale a alternativa correta.
Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2020
Residência (Acesso Direto)
diagnostico-sepse229abc7afe
A
A vasopressina é opção para crianças que não responderam à noradrenalina, com exceção daquelas que apresentam sinais de comprometimento do sistema nervoso central, considerando a ação depressora dessa medicação sobre o eixo hipotálamo- hipófise-adrenal.
B
Crianças com choque séptico associado ao comprometimento da função renal devem ser tratadas com dopamina em doses mais baixas, considerando propriedade de melhorar a perfusão renal por meio de ação vasodilatadora exercida sobre receptores dopaminérgicos.
C
O comprometimento adrenal deve ser considerado em crianças com choque séptico
que demonstrem refratariedade a catecolaminas, comoadrenalina e noradrenalina, e deve ser tratado sem necessidade de investigação por meio do teste de estímulo com ACTH.
D
O tratamento com proteína C recombinante ativada apresenta eficácia e efetividade em crianças com choque séptico, por exercer ação anti-inflamatória e anticoagulante, prevenindo e tratando complicações como coagulação intravascular disseminada.
E
Pacientes pediátricos caracterizados por choque quente, que não responderam a volume intravascular administrado e dopamina, deverão ser tratados com adrenalina, considerando a menor ação desta sobre receptores beta-2, quando comparada com noradrenalina.