O diagnóstico de tuberculose na criança é um grande desafio. Crianças apresentam sintomas inespecíficos que se confundem com outras infecções da infância e geralmente são abacilíferas. Considerando essas singularidades, o Ministério da Saúde recomenda que o diagnóstico de tuberculose pulmonar em crianças e em adolescentes negativos à baciloscopia ou TRM-TB (Teste Rápido Molecular para Tuberculose), seja realizado com base no escore clínico validado no nosso meio e os seguintes critérios:
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2024
Concursos para Médicos
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
diagnostico707af12aa4
A
Escore clínicos positivo e condições sociodemográficas precárias.
B
Escore clínico positivo e critérios radiológicos caracterizados por derrame pleural e/ou infiltrado ou condensação relacionados com a duração do quadro e com os sintomas.
C
Escore clínico positivo e história de contato próximo com adulto com TB nos últimos 2 anos, prova tuberculínica ☎ 10 e comprometimento do estado nutricional.
D
Escore clínico positivo e critérios epidemiológicos: história de contato próximo com paciente com TB no último ano, ausência de cicatriz vacinal (BCG) e viragem do PPD.
E
Escore clínico positivo e critérios sociodemográficos: idade 5 anos, aglomeração domiciliar (> 4 pessoas/cômodo) e estado nutricional comprometido.