A diretora de uma Unidade de Saúde da Família (USF) convocou os profissionais de saúde para discutir algumas mudanças na oferta de serviços para a população. Dentre as mudanças sugeridas pela diretora estavam o aumento do número de vagas para consulta médica para demanda espontânea (consulta do dia de pacientes não agendados previamente) e o início da realização de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. Os profissionais de saúde não concordaram com estas mudanças alegando que ferem os princípios básicos da Estratégia de Saúde da Família ao transformá-la em uma espécie de Pronto-Atendimento e distanciá-la de sua essência, a saber, promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. Com base nisto, assinale a alternativa correta:
Questão
ES - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM)
2016
Residência (Acesso Direto)
diretora-Unidade-Sau115355173aa
A
Os profissionais de saúde estão corretos em suas afirmações, sendo que a demanda espontânea deve ser direcionada para os pronto-atendimentos da cidade.
B
Os profissionais de saúde estão corretos, já que procedimentos cirúrgicos, mesmo os de baixa complexidade, não devem ser realizados na Saúde da Família e a demanda espontânea não pode predominar na agenda dos profissionais.
C
A Saúde da Família promoveu uma revolução na prestação de cuidados primários à saúde ao focar nas ações de promoção da saúde e romper com o paradigma biomédico centrado na doença, sendo que mudar isso seria um retrocesso.
D
A direção da USF está correta em suas sugestões e deveria propor a destinação de toda a carga horária do médico da equipe de saúde para consultas de pacientes da demanda espontânea (consulta do dia).
E
A direção da USF, desde que garanta as condições de trabalho adequadas, está correta e sinaliza para o fortalecimento de Saúde da Família ao facilitar o acesso da população ao profissional médico e diversificar a oferta de ações.