Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga - SCMV
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
disturbios8ae041fc5
Sobre os distúrbios eletrolíticas, assinale a alternativa verdadeira.
A
Hipernatremia é a concentração sérica de sódio > 145 mEq/L. Implica deficit do total de água corporal em relação ao total de sódio corporal porque a ingestão de água fica abaixo da perda. O principal sintoma é sede; outras manifestações clínicas são primariamente neurológicas (em decorrência de desvio osmótico de água para fora das células), incluindo confusão, excitabilidade neuromuscular, convulsões e coma. O diagnóstico se faz pela medida do sódio plasmático e, às vezes, outros exames laboratoriais.
B
A hipopotassemia é a redução da concentração plasmática de sódio para < 136 mEq/L por excesso de água em relação ao soluto. As causas comuns incluem uso de diuréticos, diarreia, insuficiência cardíaca, doença hepática, doença renal e síndrome de secreção inapropriada de ADH (SIADH). As manifestações clínicas são primariamente neurológicas (em razão do desvio osmótico de água para dentro das células cerebrais, causando edema), em especial na hiponatremia aguda, e incluem cefaleia, confusão e estupor; podem ocorrer convulsões e coma. O diagnóstico é por medição do sódio sérico.
C
A hipocalcemia consiste na concentração total de cálcio > 10,4 mg/dl (> 2,60 mmol/L) ou cálcio iônico plasmático > 5,2 mg/dl (> 1,3 mmol/L). As principais causas incluem hiperparatireoidismo, intoxicação por vitamina D e câncer. As características clínicas incluem poliúria, constipação, fraqueza muscular, confusão e coma. O diagnóstico se faz pela mensuração das concentrações plasmáticas de cálcio iônico e PTH. O tratamento para aumentar a excreção de cálcio e reduzir a reabsorção óssea de cálcio envolve solução fisiológica, diurese de sódio e fármacos como zoledronato.
D
A hipercalcemia é a concentração total de cálcio < 8,8 mg/dl ( < 2,20 mmol/L) na presença de concentrações normais de proteínas plasmáticas ou concentração plasmática de cálcio iônico < 4,7 mg/dl ( < 1, 17 mmol/L). As causas incluem hipoparatireoidismo, deficiência de vitamina D e doenças renais. As manifestações incluem parestesias, tetania e, se for grave, convulsões, encefalopatia e insuficiência cardíaca. O diagnóstico envolve medida do cálcio plasmático ajustada pela concentração de albumina plasmática. O tratamento consiste na administração de cálcio e, às vezes, de vitamina D.