Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2012
Residência (Acesso Direto)
doenc-Chagas-marque9735e6e62
Sobre a doença de Chagas, marque a alternativa ERRADA: 
A
É uma doença parasitária resultante da infecção pelo protozoário parasito hemoflagelado Trypanosoma cruzi.
B
A complexidade dos ciclos de transmissão do Trypanosoma cruzi fica evidenciada pelos recentes surtos da doença de Chagas que aconteceram em diversas regiões do Brasil. Estes surtos ocorreram independentemente da domiciliação de triatomíneos e vêm sendo atribuídos (ainda em alguns casos sem comprovação empírica) à ingestão de alimentos contaminados com as formas metacíclicas infectantes derivadas de insetos. 
C
Na fase aguda da doença de Chagas, o diagnóstico laboratorial é baseado na observação do parasita presente no sangue dos indivíduos infectados, através de testes parasitológicos diretos como exame de sangue a fresco, esfregaço e gota espessa. 
D
Na fase crônica da doença, o diagnóstico parasitológico direto torna-se comprometido em virtude da ausência de parasitemia. Os métodos parasitológicos indiretos (xenodiagnóstico — ou hemocultivo) que podem ser utilizados apresentam baixa sensibilidade (20-50%). Sendo assim, o diagnóstico na fase crônica é essencialmente sorológico e deve ser realizado utilizando-se dois testes de princípios metodológicos diferentes: um teste de elevada sensibilidade (ELISA com antígeno total ou frações semipurificadas do parasita ou a IFI) e outro de alta especificidade (ELISA, utilizando antígenos recombinantes específicos do T. cruzi).
E
O eletrocardiograma é o método menos sensível e mais específico no diagnóstico do acometimento miocárdico na doença de Chagas.