A doença de Chagas, a hanseníase e tuberculose são doenças transmissíveis antigas, que continuam acometendo a população, causando incapacidades e mortes. Configuram- se como problemas de saúdes pública, mesmo apresentando programas de controle instituídos, sistemas de vigilância implantados, diagnóstico e tratamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde. Em relação a esses agravos de saúde pública, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
doenc-Chagas59c6cf6440
A
São doenças relacionadas a múltiplos aspectos sociais e ambientais, atribuídos à pobreza, à iniquidade social, à exclusão e à urbanização crescente.
B
A doença de Chagas apresenta curso clínico trifásico, composto por uma fase aguda inicial, uma fase de latência e uma fase crônica que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
C
A hanseníase é uma doença com alto poder incapacitante, em razão do seu potencial em causar lesões musculares. A OMS classifica o país como de alta carga para a doença, e o segundo com o maior número de casos novos registrados.
D
A tuberculose é a doença infecciosa que menos mata no mundo. No entanto, se torna a quarta causa de morte entre as doenças infecciosas em pessoas com HIV.
E
A vigilância em saúde orienta os serviços de saúde no planejamento, na organização e na operacionalização das ações relacionadas à prevenção e ao controle da doença de chagas, da hanseníase e da tuberculose, que devem ocorrer nos serviços de média complexidade.