Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
doenc-cardiovasculares8270ecfe68
As doenças cardiovasculares representam a maior causa de mortes no Brasil. Estima- se que o número de portadores de diabetes e hipertensão é de 23 milhões. Aproximadamente 1.700.000 pessoas têm doença renal crônica (DRC), sendo o diabetes e a hipertensão arterial responsáveis por 62,1% dos diagnósticos primários dos indivíduos submetidos à diálise. As doenças cardiovasculares respondem por 35% das mortes no Brasil. Conhecendo a História Natural da hipertensão arterial relacione as medidas a serem adotadas com os seus respectivos níveis de prevenção? 
A
Prevenção Primária: alimentação saudável, estímulo à atividade física e aferição de níveis pressóricos através de campanhas de rastreamento; Prevenção Secundária: diminuição do sal na comida, quando indicado, iniciar tratamento com diurético e, se necessário, associar inibidor da enzima conversora da angiotensina; Prevenção Terciária: reabilitação de sequela de acidente vascular encefálico.
B
Prevenção Primária: alimentação saudável, estímulo à atividade física e aferição de níveis pressóricos através de campanhas de rastreamento; Prevenção Secundária: diminuição do sal na comida, quando indicado, iniciar tratamento com diurético e, se necessário, associar inibidor da enzima conversora da angiotensina; em caso de insuficiência renal, diálise; Prevenção Terciária: reabilitação de sequela de acidente vascular encefálico. 
C
Prevenção Primária: alimentação saudável, combate à obesidade e estímulo à atividade física; Prevenção Secundária: rastreamento através de aferição de PA; quando indicado, iniciar tratamento com diurético e, se necessário, associar inibidor da enzima conversora da angiotensina; Prevenção Terciária: diálise, reabilitação de sequela de AVE.
D
Prevenção Primária: alimentação saudável, estímulo à atividade física; Prevenção Secundária: aferição de níveis pressóricos através de campanhas de rastreamento, diminuição do sal na comida, quando indicado, iniciar tratamento com diurético e, se necessário, associar inibidor da enzima conversora da angiotensina, tratamento de sequelas e complicações, se houverem; Prevenção Terciária: reabilitação de sequela de acidente vascular encefálico.