A doença celíaca é uma enteropatia crônica mediada por fenômenos imunológicos, que determina alterações intestinais e sistêmicas em indivíduos geneticamente susceptíveis, sendo desencadeada pela ingestão de glúten presente nos grãos, como o trigo, o centeio e a cevada. O diagnóstico é feito em vigência de dieta com glúten e o protocolo indicado é:
Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2014
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
doenc-celiaca-e53090098ce
A
triagem sorológica com anticorpo antissacaromices do tipo IgA, dosagem de imunoglobulina IgA e biópsia duodenal nos pacientes com sorologia positiva.
B
triagem sorológica com anticorpo antissacaromices do tipo IgA, dosagem de imunoglobulina IgA e biópsia de cólon nos pacientes com sorologia positiva.
C
triagem sorológica com anticorpo antitransglutaminase do tipo IgA, determinação de HLA DQ2 e DQ8 e biópsia de cólon nos pacientes com sorologia e HLA positivos.
D
triagem sorológica com anticorpo antissacaromices do tipo IgA, determinação de HL A DQ2 e DQ8 e biópsia de cólon nos pacientes com sorologia e HLA positivos.
E
triagem sorológica com anticorpo antitransglutaminase do tipo IgA, dosagem de imunoglobulina IgA e biópsia duodenal nos pacientes com sorologia positiva.