Sobre a doença hepática gordurosa não alcoólica, é correto afirmar:
Questão
PA - Universidade Federal do Pará - UFPA (Hospital Universitário João Barros Barreto - HUJBB) (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS)
2022
Residência (Acesso Direto)
doenc-hepatica10a7ab5c39
A
Atualmente é a causa mais frequente de doença hepática crônica, em que 50% dos casos de esteatose evoluem para cirrose hepática, sendo mais comum entre os hispânicos e população de origem ocidental.
B
Dentro da fisiopatogenia da doença, refere-se ao estresse oxidativo, em que o metabolismo da peroxidação lipídica, do mecanismo indutor do FAS e do FAS-ligante e a indução de grupos de citocinas inflamatórias e fibrogênicas são aspectos de interesse.
C
Um número expressivo de pacientes possui uma doença sintomática com quadro de desconforto em hipocôndrio direito, fadiga, hepatomegalia e sinais indicativos de doença hepática crônica cirrogênica.
D
A presença de achados histopatológicos hepáticos de balonização e corpúsculos de Mallory são característicos somente da doença hepática gordurosa não alcoólica, considerada padrão ouro para o diagnóstico da doença.
E
Dentro dos aspectos terapêuticos, as mudanças do estilo de vida não possuem tanta eficácia, sendo necessário o uso de medicações que diminuam a balonização e o estresse tecidual oxidativo.