Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2010
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
doenc-hepaticas262c18bffa
As doenças hepáticas crônicas cursam com complicações graves responsáveis por internações hospitalares e óbitos. Em relação à hemorragia digestiva alta no paciente cirrótico pode-se afirmar que:
A
A hemorragia digestiva alta leva à encefalopatia hepática por produção de substâncias nitrogenadas como amônia, a partir dos aminoácidos de cadeia ramificada presentes no sangue da luz intestinal.
B
Na presença de hemorragia digestiva alta existe alto risco de peritonite bacteriana espontânea, sendo indicado o uso de antibióticos profiláticos, independente da presença ou não de ascite.
C
A hemorragia digestiva leva ao desenvolvimento de Síndrome Hepatorenal, principalmente se a perda líquida pelo trato gastrointestinal for maior que mil mililitros por dia.
D
A causa mais comum de hemorragia digestiva alta no cirrótico é a ruptura de varizes esofagianas, o que indica a esclerose das varizes esofagianas mesmo que não haja sangramento prévio.
E
O uso de diuréticos no paciente cirrótico com ascite deve ser suspenso durante os episódios de hemorragia digestiva alta pelo elevado risco de desenvolvimento de Síndrome Hepatorenal do tipo 2.