A doença inflamatória pélvica (DIP) constitui uma das mais importantes complicações das infecções sexualmente tranmissíveis (IST) e um sério problema de saúde pública, sendo comum em mulheres jovens com atividade sexual desprotegida. Em relação à DIP é correto afirmar que:
Questão
PR - Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana - AMS Apucarana
2021
Residência (Acesso Direto)
doenc-inflamatoria373c5ca203
A
A maioria dos casos de DIP (95%) é causada por agentes patogênicos sexualmente transmitidos ou associados à vaginose bacteriana. A Chlamydia trachomatis e a Neisseria gonorrhoeae têm mostrado incidência crescente como agente etiológico da DIP.
B
O diagnóstico clínico de DIP é feito a partir de critérios maiores, critérios menores e critérios elaborados, sendo necessária a presença de dois critérios maiores, mais um critério menor; ou dois critérios elaborados.
C
Quando uma mulher sexualmente ativa se apresenta com dor abdominal baixa e/ou dor pélvica, deverá investigar DIP no diagnóstico diferencial, apenas se houver história de atividade sexual recente.
D
Os fatores de risco para DIP incluem: condições socioeconômicas desfavoráveis (baixa escolaridade, desemprego e baixa renda familiar), atividade sexual na adolescência, uso de tampões e duchas vaginais, vaginites e vaginoses recorrentes;