Questão
RJ - Hospital Unimed Rio
2020
Residência (Acesso Direto)
doenc-inflamatoria56513b9521
A doença inflamatória pélvica (DIP) não é doença de notificação compulsória no Brasil, mas devido à sua etiologia polimicrobiana, sendo os agentes etiológicos mais comuns a Chlamydea tracomatis e a Neisseria gonorrhoeae, estima-se que sua prevalência seja alta em mulheres grávidas e não-grávidas, caracterizando grave problema de saúde pública em nosso país. Assinale a afirmativa INCORRETA.
A
O uso de DIU não aumenta o risco de DIP (exceto quando é inserido em mulheres no curso de uma cervicite, mas ele deve ser retirado em todas as ocasiões que esse diagnóstico for estabelecido.
B
Os anaeróbios podem aumentar a gravidade do quadro ao se associarem aos agentes mais comuns (Chlamydea e gonoco, mas também podem ser agentes etiológicos isolados de DIP.
C
São consequências da DIP: dispareunia, disúria com urinocultura negativa, abscesso tubo-ovariano (ATO, hidrossalpinge, esterilidade e dor pélvica crônica.
D
A instalação da DIP geralmente é assintomática ou oligossintomática podendo cursar com dor lombar; sangramento discreto fora do período menstrual (spotting ou fluxo menstrual prolongado; desconforto ou dor abdominal baixa de pouca intensidade, dor pélvica à mobilização da cérvice.