Questão
Estratégia MED
2022
Residência (Acesso Direto)
doenc-meningococica8320f95e3a
A doença meningocócica possui, como agente etiológico, a bactéria Neisseria meningitidis, sendo caracterizada por, pelo menos, duas síndromes clínicas: a meningococcemia, forma mais grave, e a meningite meningocócica, forma mais comum. Os adultos jovens, as crianças e os adolescentes apresentam risco aumentado de adoecimento durante surtos. Por outro lado, os maiores coeficientes de incidência dessa afecção são observados em lactentes, sobretudo no primeiro ano de vida. Tendo por base esse entendimento, assinale a afirmativa INCORRETA acerca dos meios de prevenção dessa grave condição.
A
Durante o primeiro ano de vida, pelo PNI, lactentes recebem três doses da vacina conjugada contra o sorogrupo C, aos 3, 5 e 12 meses.
B
Profissionais de saúde, a despeito da história pregressa de vacinação contra o meningo C, podem receber uma dose da vacina conjugada pelo PNI.
C
A profilaxia de casos secundários de doença meningocócica deve ser feita em até 48 horas após exposição ao caso-índice quando houver indicação. As drogas utilizadas podem ser a rifampicina, o ciprofloxacino e a ceftriaxona, sendo esta última feita na dose de 250 mg IM dose única, nos menores de 12 anos.
D
A vacina inativada contra os sorogrupos A, C, W e Y está disponível para indivíduos de 11 a 14 anos na rede pública de saúde a partir do segundo semestre de 2022.