A doença do nó sinusal, condição em que existe disfunção do nó sinusal sintomática, é caracterizada por anormalidades da geração e da condução do estímulo sinusal, levando a ritmos com frequência cardíaca < 60 bpm, que são definidos como bradicardia. Assim, aponte a alternativa INCORRETA.
Questão
AL - Hospital Memorial Arthur Ramos - HMAR
2017
Residência (Acesso Direto)
doenc-no-sinusal4511fc7337
A
As bradicardias sintomáticas têm características clínicas comuns, marcadas, sobretudo, pela síndrome do baixo fluxo cerebral e/ou sistêmico, cujos sintomas mais comuns são tontura, pré-síncope, síncope, fadiga, dispneia de esforço e bradipsiquismo, sendo comumente ocasionadas por doença do nó sinusal e bloqueio atrioventricular.
B
As sintomáticas, geralmente, são de causas fisiológicas, representadas por bradicardia sinusal e ritmos de escape da junção atrioventricular.
C
Fatores extrínsecos também podem causar bradicardia, como uso de fármacos que deprimem o sistema de condução ou distúrbios metabólicos ou endócrinos, como hipotireoidismo, hiperpotassemia e hipotermia.
D
Considerando que não há fármacos adequados para o tratamento das bradicardias sintomáticas irreversíveis, o implante de marca-passo definitivo é o tratamento mais indicado para essas afecções.