Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2024
Residência (Acesso Direto)
doenc-pleuro8b7716bd2
Sobre as doenças pleuro-pulmonares, assinale a alternativa correta.
A
O pneumotórax traumático é uma complicação frequente dos traumas torácicos. Mais comumente causados no trauma contuso, laceração do parênquima pulmonar por costela fraturada, desaceleração ou barotrauma. O pneumotórax hipertensivo constitui-se numa situação de alto risco de vida, caracterizado por fluxo aéreo para o espaço pleural em um mecanismo de válvula, impedindo o retorno deste ar, gerando aumento da pressão intra-pleural, colapso pulmonar, deslocamento de mediastino e colapso cardiovascular, podendo levar o indivíduo a óbito se não ocorrer uma intervenção rápida.
B
O empiema pleural é definido como a presença de pus em espaço neoformado, com 3 fases evolutivas e características peculiares. Tem na drenagem cirúrgica o seu método terapêutico de escolha. Remover o pus, reexpandir o pulmão, obliterar o espaço pleural, reestabelecer a mobilidade diafragmática são alguns dos objetivos primordiais no manuseio do empiema pleural.
C
O abcesso pulmonar é a necrose do parênquima pulmonar causada por infecção. Nesta definição, incluem-se os espaços pré-existentes como cisto e bolhas pulmonares, que, ao se infectarem, apresentam quadro clinico semelhante e com manejo terapêutico similar. Os abcessos podem ser classificados em agudos e crônicos, baseados na sintomatologia e na duração.
D
Hemoptise é definida como expectoração de sangue com eliminação a partir de 100 ml. O pulmão é a principal fonte de sangramento, porém o sangramento da nasofaringe e gastrointestinal também são causas de hemoptise. Micobacterioses e micetomas são também causas de hemoptise.
E
Pectus excavatum, conhecido como peito de sapateiro ou síndrome de Poland, é uma deformidade por depressão do esterno e das cartilagens costais inferiores, eventualmente acompanhada de deformidade da extremidade anterior das costelas na sua articulação com as cartilagens costais.