As doenças pulmonares intersticiais são heterogêneas e permanecem um desafio no diagnóstico e no tratamento. Sobre esse assunto, de acordo com as diretrizes brasileiras, atribua V (Verdadeiro) ou F (Falso) às afirmativas a seguir.
( ) A tomografia de tórax de alta resolução tem um papel essencial no diagnóstico e deve ser realizada em decúbito ventral para melhor avaliação do acometimento pulmonar. Apesar da presença de achados compatíveis com fibrose, como faveolamento e bronquiolectasias de tração, em associação ao quadro clínico, a biópsia pulmonar permanece o padrão ouro para o diagnóstico de fibrose pulmonar idiopática.
( ) O padrão funcional nas doenças intersticiais é, predominantemente, obstrutivo, devido ao comprometimento das pequenas vias aéreas.
( ) A sarcoidose é caracterizada pela presença de granulomas não caseosos encontrados através da biópsia. O diagnóstico pode ser feito através do achado de granuloma no eritema nodoso, lesão cutânea mais comum na sarcoidose. Uso de corticoide é o tratamento de escolha, embora muitos pacientes não necessitem de tratamento.
( ) A Pneumonite de Hipersensibilidade (PH) engloba várias doenças causadas pela inalação de materiais orgânicos (fungos, bactérias, isocianatos). A PH costuma ser mais insidiosa nos pacientes tabagistas, uma vez que o tabagismo exerce um papel protetor na PH.
( ) O acometimento pulmonar é comum nas doenças do tecido conjuntivo e pode preceder ou suceder as manifestações articulares. A forma mais encontrada de pneumonia intersticial, nesses casos, é a Pneumonia Intersticial Não Específica (PINE), presente em mais de 70% de pacientes com esclerodermia.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.