Questão
RN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
2021
Residência (Acesso Direto)
doenc-trofoblastica44c0398c21
A doença trofoblástica gestacional (DTG) pode ser definida como uma anomalia proliferativa que acomete as células que compõem o tecido trofoblástico placentário, cito e sinciciotrofoblasto, ainda que seus diferentes estágios histológicos difiram na propensão para regressão, invasão, metástase e recorrência. Marque a alternativa CORRETA
A
Todas as formas de apresentação da DTG são caracterizadas pela presença sérica de um marcador tumoral biológico e específico, o fragmento beta da gonadotrofina coriônica humana (beta-hCG), um hormônio glicoproteico produzido quase que na totalidade pelo sinciciotrofoblasto placentário.
B
A imagem ultrassongráfica minuciosa permite distinguir os diferentes estágios da doença, a saber: mola hidatiforme completa (MHC), mola hidatiforme parcial (MHP), mola hidatiforme invasora (MHI), coriocarcinoma (CCA), tumor trofoblástico do sítio placentário (TTSP) e tumor trofoblástico epitelioide (TTE).
C
Em relação aos sintomas clínicos em uma gravidez molar, de modo geral, todas as manifestações comuns à gravidez encontram-se diminuídas, sejam elas a presença de náuseas e vômitos.
D
Ao exame físico, é comum encontrar útero diminuído para a idade gestacional, assim entendido quando sua altura está menor que 4 cm ao tamanho esperado.