Questão
PI - Universidade Estadual do Piauí - UESPI
2025
Residência (Acesso Direto)
eca5034e2bda92af2507fdab

Sobre a situação epidemiológica da doença de Chagas, assinale a alternativa INCORRETA.

A

A ocorrência de casos e surtos por transmissão oral pela ingestão de alimentos contaminados (caldo de cana, açaí, bacaba, entre outros), vetorial domiciliar sem colonização e vetorial extradomiciliar se dá, exclusivamente, na Amazônia legal.

B

O risco de transmissão vetorial da doença de Chagas persiste em função da existência de espécies de triatomíneos autóctones (nativas) com elevado potencial de colonização do domicílio ou histórico recorrente de invasão ao ambiente domiciliar.

C

A presença de animais reservatórios de T. cruzi e a aproximação cada vez mais frequentes das populações humanas a esses ambientes favorecem a manutenção da transmissão vetorial da doença de Chagas.

D

A transmissão vertical da doença de Chagas ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês, durante a gravidez ou o parto.

E

Em relação aos casos crônicos, estudos estimaram uma prevalência de 1,0 a 2,4% da população, o equivalente a 1,9 a 4,6 milhões de pessoas infectadas por T. cruzi. Reflexo disso é a elevada carga de mortalidade por doença de Chagas no país.