A emergência do paradigma biopsicossocial abre uma perspectiva real para a instituição de políticas voltadas para a reorientação do modelo assistencial, bem como da educação e da pesquisa na área da saúde (Anderson & Rodrigues, 2012). Nesse contexto é correto afirmar que:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2017
Residência (Acesso Direto)
emergencia-paradigma42ff5c0af3
A
a ampliação do campo de visão do Médico de Família e Comunidade (MFC) a partir da incorporação dos preceitos da integralidade biopsicossocial lhe permite dominar as competências necessárias para abordar o binômio saúde-doença.
B
O MFC deverá ser resolutivo alicerçado em um modelo de formação médica que valorize as especialidades focais de atenção hospitalocêntrica.
C
As especialidades médicas generalistas para cuidar das necessidades de saúde da maioria da população exigem conhecimentos básicos do binômio saúde-doença, a fim de referenciar seus pacientes para especialidades focais.
D
Ratificando a prática da medicina cartesiana, o MFC, apesar de uma prática médica biopsicossocial não necessita desenvolver competências no campo da abordagem psicoterapêutica.
E
O Médico de Família e Comunidade deverá ser consciente de suas limitações e coerente em não invadir campos de atuação de outras especialidades médicas, tais como psiquiatria, pediatria, ginecologia-obstetrícia, etc.