Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
endometriose-e-condica4319ef06ac
A endometriose é uma condição ginecológica benigna e crônica, caracterizada pela presença de tecido endometrial localizado fora da cavidade uterina, e sua prevalência varia de 5 a 15% nas mulheres, no período reprodutivo, e, em torno de 3%, na pósmenopausa. Em relação endometriose,
A
a teoria de Sampson, denominada como menstruação retrógrada, explica o surgimento da patologia a partir do refluxo da menstruação com posterior implantação no ovário ou peritônio.
B
a menarca tardia, a gravidez precoce e a pequena diferença do tempo decorrido entre a menarca e a primeira gestação são fatores de risco para o desenvolvimento de endometriose.
C
a endometriose ureteral é uma doença frequente que pode evoluir, silenciosamente, para insuficiência renal e, por isso, a avaliação do trato urinário é sempre realizada.
D
os achados de endometriose profunda são facilmente identificados na ultrassonografia transvaginal e, nesse caso, sugere-se que o profissional apenas esteja familiarizado com variações na sua apresentação.