Questão
SP - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS
2016
Residência (Acesso Direto)
endometriose-e-doenc78bed67b5d
A endometriose é uma doença inflamatória crônica; seus sintomas são variáveis e dependem, em parte, da localização da doença. As queixas mais comuns são representadas pela dor pélvica crônica, especialmente dismenorreia e dispareunia, bem como infertilidade. Dessa maneira, o estabelecimento precoce do diagnóstico correto da endometriose e o início do tratamento medicamentoso mais adequado da doença em questão perfazem medidas imprescindíveis para a melhora da queixa álgica da paciente. 

De acordo com o tema abordado, assinale a afirmativa CORRETA:
A
O endometrioma perfaz uma das mais comuns lesões endometrióticas de ocorrência localizada. Na literatura, existe consenso de que o emprego isolado da terapia medicamentosa é o tratamento da escolha.
B
As terapias hormonais, atualmente disponíveis, possuem a propriedade de erradicar as lesões endometrióticas, promovendo atrofia dos focos de endometriose e reduzindo a recorrência da sintomatologia dolorosa.
C
Tanto o uso da terapia com o análogo do GnRH isolado quanto associado à terapia add-back permitem o tratamento de mulheres que apresentam recorrência da endometriose com melhora nos sintomas dolorosos e qualidade de vida.
D
Nas pacientes que apresentam recorrência dos sintomas dolorosos relacionados à endometriose após cirurgia, surge a possibilidade de utilização dos análogos do GnRH (a- GnRH) que determinam um ambiente de hiperandrogenismo. Todavia, seu emprego deve ser feito por período limitado a 12 meses, sob pena de eventos adversos, tais como osteoporose.