O entendimento e a identificação dos diferentes tipos de delineamentos de estudos epidemiológicos são fundamentais para qualificar a evidência científica.
Em relação aos tipos de delineamentos de estudos epidemiológicos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Estudo seccional é aquela estratégia de estudo epidemiológico que se caracteriza pela observação direta de determinada quantidade planejada de indivíduos em uma única oportunidade.
( ) Estudo caso-controle é um tipo de estudo em que a situação dos participantes quanto à exposição de interesse determina sua seleção para o estudo, ou sua classificação após a inclusão no estudo.
( ) Estudo de coorte é um tipo de estudo que se inicia com a seleção de um grupo de pessoas portadores de uma doença ou condição específica e um outro grupo que não sofre dessa doença ou condição.
( ) O principal objetivo dos estudos de intervenção é gerar e testar hipóteses etiológicas a respeito da ocorrência de uma determinada doença.
( ) Os estudos ecológicos procuram avaliar como os contextos social e ambiental podem afetar a saúde de grupos populacionais, por exemplo, como o nível de desorganização social de uma comunidade pode contribuir para que determinada epidemia ocorra de maneira mais intensa.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.