Um enxerto de pele é um segmento de derme e epiderme que é separado de sua área doadora e de seu suprimento sanguíneo e transplantado para outra área, a receptora, do corpo. Sobre os enxertos, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
enxerto-pele-e39a801cda0
A
A confecção de um coxim ou um curativo do tipo Brown é recomendada, o qual geralmente deve ser deixado no local por 20-25 dias para melhorar a sobrevivência por meio da preservação da aderência entre o enxerto e o leito receptor.
B
A sensibilidade do enxerto é restituída ao longo do tempo por meio da reinervação que se inicia em aproximadamente 4 semanas e se completa em torno de 12 a 24 meses. A dor retorna primeiro e, em seguida, a temperatura.
C
A circulação plasmática, também chamada de embebição plasmática, nutre o enxerto durante as primeiras 48 horas.
D
A causa mais comum de insucesso do enxerto de pele é o hematoma sob o enxerto, onde o coágulo sanguíneo forma uma barreira para o contato entre o leito e o enxerto.
E
A revascularização inicia‑se após 48 horas com dois processos: o primeiro é a neovascularização e o segundo é a inosculação, na qual são formadas as anastomoses entre os vasos do enxerto e do receptor.