A epidemiologia é fundamental para definir estratégias de prevenção e controle em saúde coletiva. Para isso utiliza métodos quantitativos para estudar a ocorrência de doenças nas populações humanas. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2021
Residência (Acesso Direto)
epidemiologia-e34c4515f6c
A
prevalência indica o número de casos novos ocorridos em um certo período de tempo em uma população específica, enquanto incidência refere-se ao número de casos (novos e velhos) encontrados em uma população definida em um determinado ponto no tempo.
B
os indicadores de saúde são expressos em taxas, coeficientes e proporções e tem sido usados com o objetivo de avaliar sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos. Paradoxalmente, para isso utiliza-se a expressão da ausência de saúde.
C
prevalência é o número de casos antigos divididos pelo total de casos novos de tal doença dividido pelo total de pessoas expostas ao risco (população da área no mesmo período).
D
determinantes de saúde referem-se a aspectos de hábitos pessoais e comportamentais do indivíduo, que estão associados ao aumento da probabilidade de ocorrência de alguma doença.
E
letalidade é um indicador global de saúde, útil para investigar padrão de higidez de uma população.