Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
escolha-protese-valvar3552101108
A escolha da prótese valvar cardíaca deve considerar os riscos da anticoagulação e a probabilidade e riscos de uma reoperação futura, devido à deterioração estrutural das biopróteses. Quanto aos substitutos valvares cardíacos, é CORRETO afirmar: 
A
A reoperação valvar pode ser evitada com a utilização das válvulas mecânicas, pois elas não apresentam falhas estruturais, que são as únicas causas que requerem reoperações. 
B
A idade é o fator mais importante na escolha dos substitutos valvares, motivo pelo qual os pacientes jovens devem receber sempre válvulas mecânicas.
C
As próteses biológicas são, em geral, indicadas para os pacientes mais velhos. De acordo com a Sociedade Americana de Cardiologia e o Colégio Americano de Cardiologia (AHA/ACC), na posição mitral, a idade para escolha de uma prótese biológica é a menor (ou seja, paciente mais jovem), quando comparada com a mesma indicação para a posição aórtica. 
D
Um tratamento alternativo para a doença valvar aórtica em pacientes jovens é o autoenxerto pulmonar (procedimento de Ross), pois os pacientes submetidos a esse tratamento não necessitarão de anticoagulação crônica e o risco de complicações relacionadas com a válvula é extremamente baixo.
E
A cirurgia do autoenxerto pulmonar (procedimento de Ross) difere das cirurgias de implantes de válvulas convencionais (biológicas ou mecânicas), pois o procedimento de Ross, por ter uma complexidade técnica maior, mesmo quando realizado por cirurgiões experientes, tem uma taxa de mortalidade muito acima da mortalidade dos procedimentos convencionais para troca valvar.