O estadiamento do câncer de colo de útero preconizado pela FIGO tem sido tradicionalmente realizado com exames de custo baixo, considerando-se as condições sociais dos locais de maior incidência. Assim sendo, assinale a alternativa que considere como não adequada.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2015
Residência (Acesso Direto)
estadiamento-cancer398ef039ae
A
A detecção de linfonodos para-aórticos com o uso de tomografia computadorizada tem sensibilidade em torno de 35% e especificidade de cerca de 90%.
B
A ressonância nuclear magnética oferece os mesmos detalhes que a tomografia computadorizada em termos de definição de estadiamento, tamanho da lesão primária e linfonodomegalia.
C
A ultrassonografia parece ter uma boa acurácia em detectar tamanho do tumor, grau da profundidade da invasão estromal e invasão parametrial como parte da avaliação pré- operatória na doença precoce, sendo comparável à ressonância nuclear magnética segundo estudo prospectivo que avaliou 209 pacientes [Gynecol Oncol 128:449, 2013].
D
O impacto do exame por PET-TC para recomendação de rotina no estadiamento em doença de estádios precoces é limitado e incerto na doença localizada de estádios até IB1.
E
A cistoscopia e a retossigmoidoscopia são importantes no estadiamento, mas somente em pacientes que apresentem sinais sugestivos de invasão de bexiga ou reto nos exames de imagem.