Questão
GO - Unievangélica - Centro Universitário de Anápolis - UEVA
2013
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
estagio-ambulatorial9504dc4de0
No estágio ambulatorial de medicina interna da UniEvangélica a Sra. Julieta, 22 anos, é atendida com histórico de diabetes mellitus do tipo I há 12 anos. A paciente vem ao consultório com queixa de disúria e poliaciúria recorrente há 1 ano, desde que se casou. Refere não estar fazendo controle rigoroso de glicemia no último ano e que ganhou 5 quilos no período. Ainda refere ter usado vários métodos contraceptivos, mas adaptou-se melhor com espermicida, método que vem utilizando desde o início do relacionamento conjugal. 

Que assertiva melhor descreve a hipótese diagnóstica e conduta terapêutica apropriada?
A
Infecção urinária baixa. Deve ser usado antibioticoterapia preferencialmente guiada por cultura, bem como controle glicêmico rigoroso e modificação do método contraceptivo.
B
Infecção urinária baixa. Deve ser usado antibioticoterapia sem preocupação com cultura, bem como controle glicêmico rigoroso. Não há necessidade de modificação do método contraceptivo sendo este, inclusive, fator protetor contra infecções do trato urinário.
C
Infecção urinária baixa. Deve ser usado antibioticoterapia preferencialmente guiada por cultura, bem como controle glicêmico rigoroso. A modificação do método contraceptivo não influencia no aumento ou diminuição da incidência de infecção urinária.
D
Infecção urinária alta. Deve ser usado antibioticoterapia de largo espectro bem como controle glicêmico rigoroso. Deve ser feita a modificação do método contraceptivo.