A estática fetal é o estudo das relações que o feto estabelece com o corpo materno, tanto com o útero quanto com a bacia óssea. A maneira como o parto evolui está intimamente relacionada a essas relações. Sobre a estática fetal, assinale a alternativa correta.
Questão
Órgão
1
estatica-fetal-e450da774c3
A
Atitude é a relação entre as partes fetais entre si. Habitualmente, será de flexão generalizada, de modo que o feto assume uma forma ovoide. A cabeça flete-se sobre o tronco, fazendo com que o mento fetal se afaste de seu esterno, as coxas fletem-se sobre o abdômen e as pernas sobre as coxas.
B
Situação é a relação entre os maiores eixos do feto e do útero entre si. O feto tenderá a ocupar os maiores eixos uterinos com seus maiores eixos para poder acomodar-se na cavidade uterina. A situação pode ser cefálica, pélvica ou córmica.
C
Posição é a relação do dorso fetal com o corpo materno. Conhecer a posição fetal facilita a ausculta dos batimentos cardíacos fetais durante o exame físico obstétrico. A posição mais frequente é à direita.
D
Apresentação refere-se à porção fetal que se relaciona com o estreito médio da bacia materna e que nele vai se insinuar. Assim sendo, a apresentação fetal pode ser descrita como cefálica, pélvica ou córmica.
E
Variedade de posição é a relação entre o ponto de referência da apresentação fetal e o ponto de referência da bacia óssea materna. Na apresentação cefálica fletida com dorso fetal à esquerda e anterior do ventre materno, o ponto de referência é o lambda e a letra que o simboliza é a O, sendo a variedade de posição OEA.