A esteatose hepática pode se apresentar como Doença Hepática Gordurosa Alcóolica e Doença Hepática Gordurosa não Alcoólica (NASH/DHGNA), conforme a etiologia. A esteatose hepática e a esteato-hepatite não alcoólica (NASH) fazem parte do quadro chamado doença gordurosa não alcoólica, com a sigla em inglês NAFLD. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
RS - Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim - FHSTE
2021
Residência (Acesso Direto)
esteatose-hepatica52041f712b
A
Todo paciente, portador de doença hepática gordurosa não alcoólica, deverá ser submetido à biópsia hepática, para programação da terapêutica e prognóstico da doença.
B
A esteato-hepatite não alcoólica (NASH) é doença de alta prevalência e associa-se à síndrome metabólica, sendo que perda de peso e controle de níveis glicêmicos e Iípides fazem parte do tratamento.
C
O tratamento da doença hepática gordurosa não alcóolica (DHGNA), baseia-se na perda de peso, atividade física e gastroplastia redutora, associado ao uso de medicações para o controle da doença.
D
A melhor estratégia, para diferenciação de esteato-hepatite alcoólica de esteato-hepatite não alcoólica, é a análise histológica da biópsia hepática.Tranquilizar o paciente, pois tal doença não oferece riscos.