Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2022
Residência (Acesso Direto)
estruturaca-cobertura78fc6a9872
A estruturação da cobertura da atenção básica, assim como a organização da rede de urgência e emergência e saúde mental, devem ser 
prioridade das secretarias municipais de saúde. Assim, usando como exemplo a cidade de Bagre no estado do Pará, com 31.325 habitantes, assinale a alternativa que indica quantas Equipes Saúde da Família - ESF seriam necessárias, assim como, quantas Unidades de Pronto Atendimento- UPA e Centro de Atendimento Psicossocial- CAPS são necessários e quais as repercussões negativas de uma baixa cobertura de um destes três sistemas de atenção à saúde.
A
ESF seriam 8, com o baixo número poderia ocorrer descontrole de doenças crônicas e de controle de doenças infectocontagiosas como Hanseníase.
B
CAPS seriam 2, sendo que sua ausência, haveria possível marginalização dos pacientes com este perfil, assim não ocorrendo educação em saúde mental e suporte as famílias.
C
UPA seria 1, sendo que sua ausência, repercuti em maior numero de eventos letais agudos com desfecho de óbitos, aumentando como um todo a incidência de óbitos por doenças agudas tratáveis desta população.
D
ESF seriam 7, sendo que sua ausência, haveria possível ausência de assistência a saúde, principalmente relacionado a rastreios, o que poderia aumentar os custos com doenças preveníeis em nível de prevenção secundaria.
E
Não teria número necessário para abertura de uma unidade de pronto atendimento, assim, seria importante articular com consorcio bipartite (municípios e estado), para abertura de hospital regional ou uma UPA tipo III, de grande porte, para atender toda a população de um conjunto de pequenos municípios da região.