O estudo da anatomia e semiologia é de grande importância para as correlações médico-cirúrgicas. Dessa forma, o diagnóstico de diversas patologias cirúrgicas pode ser possível a partir do exame clínico e físico. Além disso, o entendimento da anatomia servirá de base para realização adequada do procedimento cirúrgico. Em relação à correlação entre anatomia e/ou semiologia e algumas patologias cirúrgicas, assinale a alternativa correta.
Questão
AL - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
estudo-anatomia63cbe24c7f
A
Um paciente jovem que apresente abaulamento na região inguinal e exteriorização do conteúdo herniário pelo anel inguinal externo possui o diagnóstico de hérnia inguinal direta e o tratamento indicado deverá ser realizado pela técnica de Bassini.
B
Durante a colecistectomia videolaparoscópica para o tratamento de colelitíase sintomática, pode-se identificar o triângulo cistohepático (ou triângulo de Calot) que é delimitado pelo ducto hepático comum, o ducto cístico e a vesícula biliar.
C
O apêndice vermiforme mede cerca de 8 cm de comprimento, sua localização mais frequente é retrocecal e, quando está inflamado, a presença do sinal de Blumberg sugere irritação do peritônio parietal e o provável diagnóstico de apendicite aguda.
D
Em um paciente estável hemodinamicamente que apresenta hemorragia digestiva alta e exame endoscópico com identificação de uma úlcera duodenal, o provável vaso responsável pelo sangramento será a artéria gastroduodenal e o tratamento será cirúrgico.
E
Paciente portador de neoplasia de esôfago médio, durante uma esofagectomia, optou- se pelo estômago como órgão para a reconstrução do trânsito a partir da confecção de um tubo gástrico para anastomose com esôfago proximal. Dessa forma, deve-se ter cuidado especial em preservar a artéria gástrica esquerda que será responsável por nutrir o tubo gástrico.